Bullshots e porque eu evito games no lançamento
Fala galera, terça feira e nosso post de hoje é a respeito de games, a ideia inicial era fazer esse post sobre The Division, mas quanto mais eu pensava mais eu queria abordar um assunto, o hype, definindo em poucas palavras o hype é aquele clima de expectativa que enche o mercado no lançamento de um game, filme ou série muito esperado, no cinema podemos citar Batman V Superman por exemplo (Que já falei sobre , aqui ), só que na indústria dos games isso tem um aspecto bem mais cruel que eu vou tentar explicar nos próximos parágrafos.
O principal problema por trás do Hype é que basicamente ele é expectativa acumulada, e isso faz com que o jogador acabe por criar uma visão irreal do jogo, algo que nunca vai chegar a se concretizar. Como isso acaba ferrando tudo? Primeira coisa, você nunca vai aproveitar verdadeiramente seu jogo se vier para ele com expectativas gigantescas, segundo qualquer bug ou problema vai parecer 20 vezes maior, mas isso tudo é pouco em comparação com a outra pegadinha que o hype gera e ai entramos na parte comercial do negócio e na armadilha que se chama Electronic Entertainment Expo, ou E3 para os íntimos.
Com o advento da internet ficou fácil para os gamers acompanharem eventos pelo mundo inteiro, e as produtoras sabem disso, por isso os trailers de grandes convenções como a E3 deixaram de ser simples anúncios para investidores e passam a ser uma vitrine para possíveis consumidores, uma vez que isso acontece a E3 se enche de trailers elaborados que raramente revelam a situação atual do jogo. Mas como assim? Porque isso? Bem, jogos da E3 são jogos que vão ser lançados somente anos inteiros no futuro, assim essas cenas e trailers carecem de um “tratamento” para não parecerem infernos inacabados aos olhos do gamer habitual. E aqui meus amigos , nasce o Bullshot, e agora vamos parar para explicar o termo:
Bullshot: Segundo o guia do mochileiro da galáxia Bullshot é o ato de adicionar um tratamento de imagem a uma foto ou vídeo de um jogo após a captura desse, o fazendo parecer graficamente superior a realidade.
E sabe o pior? Bullshots não param no quesito visual, como eu já disse, esses jogos estão em desenvolvimento ainda, e enquanto um jogo esta em desenvolvimento ele é uma utopia de ideias e mecânicas inovadoras e 8 em cada 10 mecânicas vão ser cortadas antes do game final, então quando um desenvolvedor sobe lá no palco e te vende um jogo que parece estar 3 gerações a frente da atual em gráficos e tem mecânicas que vem dos seus maiores sonhos molhados de gamer, o que você deveria fazer é: Ser um cara racional e dizer “vou esperar até lançar e então ver as opiniões de outros jogadores, testar demos e ai comprarei ou não”. Mas na real, o que você faz é entrar no trem do hype e fazer a pré-compra do jogo e do season pass e em 5 minutos você incentivou com seu suado dinheirinho não apenas a indústria do hype como a das DLC’s ( também conhecidas como Satan e Belzebu do mundo dos games).
Quando isso acontece, jogos medianos acabam alcançando números de jogos incríveis e os investidores vão investir em franquias que simplesmente decepcionaram o publico, e aqui chegamos ao lançamento de The Division, um jogo que foi visivelmente repetitivo e com a historia incompleta mas que fez um sucesso grande porque toda a sua campanha até aqui se baseou em hype, e não vou dizer somente esse, nos últimos anos tivemos tantos jogos quebrados sendo lançados na mesma onda que nem é difícil pensar em nomes, Watch Dogs, The Crew, Destiny (problema corrigido com a expansão Taken King), Titanfall, The Order: 1886, Duke Nuken forever, Street Fighter V, Star Wars – Battlefront e tantos outros, se tornou fácil demais para a indústria lançar jogos incompletos , quebrados ou rasos e corrigir bugs só depois por patchs e no fim das contas quem mais se ferra é você jogador que comprou no lançamento, você não foi o consumidor numero um delas, você foi o beta tester de um software que não devia ter sido lançado sem um cuidado maior.
E ainda existe um problema, mas esse é do mercado nacional e não mundial, o hype faz você comprar os jogos no lançamento e aqui eu vou falar uma coisa, grandes produtoras e distribuidoras (aquelas que vendem para lojas como Saraiva, Submarino, Walmart, Extra) elas não colocam nos cálculos delas promoções que os revendedores façam, o preço “padrão” é o que vai ser contado no fim das contas. Muitos jogos tem por padrão de lançamento hoje 270 reais, você encontra entre 150 a 200 se pesquisar, mas comprando um jogo no lançamento esta incentivando um preço de 270 reais, porque quem esta tomando esse “preju” que não é preju coisa nenhuma, é a revenda e não a distribuição, então quando você compra o jogo em uma pré-venda, ou assim que ele é anunciado, o que passa para a distribuidora é “esta tudo bem, o mercado não esta puto com a merda que esta rolando com os preços”, claro, toda regra tem exceção, você não vai deixar de comprar seu Dark Souls 3 ou Uncharted 4, mas da próxima vez que vir uma franquia nova surgindo com um mundo de promessas que parecem boas demais para ser verdade, ou uma franquia muito antiga voltando e jogando só com sua nostalgia, desconfie, espere um mês e das duas uma, ou você vai pagar menos ou você vai evitar uma decepção, é win/win.
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