Esse com certeza é um daqueles games que formam o caráter
O ano era 2006, o videogame o Playstation 2, um terreno ideal e magico onde os maiores e melhores games eram lançados (desculpa ai pessoal do Game cube e do Xbox), e esse definitivamente era um deles, desenvolvido pela Team Ico, Shadow of the colossus era um game com a desafiadora proposta de revolucionar como os jogadores viam as lutas contra bosses, e para tal objetivo a regra dada a equipe de desenvolvimento foi, criem apenas chefões, esqueçam os inimigos pequenos, esqueçam a arvore de habilidades e o sistema de levels, criem apenas chefões, façam com que eles sejam diferentes e desafiadores entre si.
A ideia pode parecer estranha, mas foi provavelmente uma das melhores ideias do designer Fumido Ueda, mas já vou explicar sobre como isso funciona, antes vamos comentar a historia do game, você é Wander, um garoto, apaixonado por Mono, uma garota que foi sacrificada aos deuses por possuir algo como “um destino amaldiçoado”. Como qualquer protagonista que se prese , Wander não aceita isso e rouba o corpo de Mono , o levando a região proibida onde antigas entidades residem, e é lá que ele entra em contato com Dormin, uma voz/entidade sobre quem não sabemos quase nada a primeira vista (saber mais seria spoiler) mas que nos faz uma proposta, Dormin pode ressuscitar Mono se o jogador procurar e derrotar 16 criaturas espalhadas pelo vasto mapa do game, as únicas informações que temos são então, uma breve descrição do local onde o ser esta, e uma espada que quando posta na luz deve indicar o caminho através de um raio de luz refletido, para nos locomovermos na enorme solidão do jogo temos Agro a égua de estimação e Wander e provavelmente a única aliada na vida do garoto.
Todo caminho até o primeiro chefe é um imenso tutorial das mecânicas básicas do game, cavalgar, pular, atirar com o arco e flecha, se pendurar em beiradas e paredes, tudo é bem básico quando você olha visto do ponto de vista atual, mas para aquela época era uma gama considerável de ações para um ambiente tão vazio, para chegar ao primeiro chefe você tem que escalar um paredão de pedras que te da acesso a uma ravina entre dois paredões maiores, o que o jogo faz ali é criar sua expectativa, você sabe que seu primeiro inimigo esta próximo, você quer uma luta, você quer sangue, você quer mostrar pra esse boss inútil de tutorial do que você é capaz e ai… e ai… e ai:
Um dos maiores trunfos de Shadow é brincar com o tamanho e com a sensação de impossibilidade, por mil e uma vezes você vai ser uma pulga tentando derrubar um dogue alemão, suas flechas não arranham os inimigos, mas chamam a atenção , tanto quanto um mosquito chama a sua ao voar próximo ao seu ouvido. Você é minúsculo, e o desafio enorme mas isso é exatamente o que precisa se quiser resgatar a pessoa que você ama do abismo e essa é apenas a minha interpretação e visão do game, todo Colossi é diferente do anterior, todo tem pontos fracos que você tem que alcançar e golpear, porem cada um vai exigir uma estratégia, nesse por exemplo você tem que se arriscar e jogar o bom senso de lado e ficar entre os pés dele para poder se agarrar aos pelos , escalar até o ponto imediatamente atrás do joelho dele, acertar um nervo ali para o fazer cair de joelhos, subir nele até o topo da cabeça e o executar.
Agora um detalhe que o jogo talvez não te conte, talvez você perceba, talvez não, mas esse primeiro colossi assim como alguns outros que você vai encontrar é pacifico, mal chegando a te atacar, a grande questão ai é que você tem que fazer o que tem que fazer para atingir seu objetivo, mas não pense que a jornada vai ficar mais fácil com o tempo ou que você ter derrubado esse gigante te preparou ao menos um pouco para o que vem a seguir , existem colossi maiores do que ele e também extremamente menores, cães, cavalos, aves, cobras, salamandras, todos te aguardando com um novo desafio impossível. Se você acha que Dark Souls é um jogo que te ensina a ter humildade e se aproximar de cada inimigo cautelosamente, você precisa jogar Shadow of the Colossus.
O jogo esta disponível para ps2 e ps3 (em HD) e realmente merece sua atenção se você ainda não jogou , e caso tenha jogado quando era criança, merece com toda certeza ser revisitado.
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