segunda-feira, 2 de maio de 2016

Games #2–Precisamos falar sobre Dark Souls

morreu

Porque amamos a frustração de morrer de novo e de novo?

Fala pessoal, em primeiro lugar eu gostaria de mostrar a vocês um vídeo, o meu primeiro vídeo de gameplay, gravado e editado diretamente no PS4 (valeu sony!)

Visto o vídeo já dá pra dizer que você entende o básico do que é Dark Souls, um playground de dor e sofrimento onde o jogador é exposto a inúmeras maneiras de morrer, a frustração constante é uma companheira durante cada segundo de Gameplay em Dark Souls, e isso firmou um estilo de jogo que a produtora From Software até expandiu a outra franquia (Bloodborne) e que outras produtoras tentam reproduzir em games como o futuro  Nioh (que devo estar comentando em breve) ou o já mais antigo Lords of the Fallen . E a partir disso fica a pergunta. O que tem de tão especial em um jogo cujo maior objetivo é matar o jogador e causar frustração?!

Sendo alguém que já jogou as 3 entradas da franquia além de ter zerado Bloodborne mais de uma vez, acho que posso tentar explicar aqui com minhas palavras o que fez Dark Souls tão grande, na verdade eu vou tentar resumir em 3 pilares que baseiam minha experiência: Desafio, Gameplay e Comunidade. Nos próximos parágrafos vou tentar explicar os 3 para vocês.

gigante

Desafio:

    Acho que o que mais motiva um jogador de Dark Souls a jogar continuamente por dias e dias é a sensação de que ele consegue, que o jogo é possível, terrivelmente difícil mas possível, que ele esta constantemente desafiando ele a fazer seu melhor, isso provavelmente se dá pelo fato de que como vocês devem ter notado no vídeo, não é absolutamente difícil tirar “vida” dos inimigos, o que dá ao jogador a esperança de derrotar o inimigo, mas igualmente não é difícil o inimigo te matar em um golpe, o que faz com que o inimigo possa finalizar o jogador terrivelmente rápido também, o equilíbrio entre essas duas vertentes te da a constante sensação que com mais esforço ou precisão, você consegue.

Outa coisa quanto ao desafio de Dark Souls é que é no fim, extremamente gratificante exterminar um chefe, dependendo de quanto tempo você estava gastando tentando desenvolver uma estratégia eficiente o resultado pode variar de uma comemoraçãozinha até um salto do sofá gritando “CHUPA OTÁRIO ,CHUPAAAA”, isso é normal e nós compreendemos.

armadura

Gameplay

    Poucos jogos feitos trazem uma mecânica tão bem construída quanto Dark Souls, isso tudo obviamente melhorou entre os 3 games da franquia e Bloodborne, mas mesmo o primeiro já tem algumas ideias que são de tirar o chapéu, por exemplo, o sistema que permite empunhar a arma com as duas mãos, lá no primeiro game da franquia isso significava que se você tivesse uma arma que era pesada demais para seu personagem carregar, você poderia a usar com as duas mãos e desse modo ganhar alguns pontos de força (porem se a arma ainda sim fosse muito pesada, não tinha jeito). Falando em peso, a franquia também colocou um status exclusivo para determinar quão pesada sua armadura pode ser, isso acaba impedindo jogadores de simplesmente obter uma armadura fodona e sair por ai exibindo ela e levando hits sem nem suar, outra coisa interessante nesse aspecto é que isso faz com que você fique mais rápido ou lento, e nesse aspecto as vezes o jogador acaba tendo que optar entre ter uma armadura boa ou uma agilidade para ataques e desvios. E essas são apenas duas das inúmeras mecânicas que tornam o gameplay da série Souls complexo e igualmente delicioso de se explorar.

multi

Comunidade

Uma coisa sobre mim, eu não sou fã de jogos multiplayer, a ideia de ficar tanto tempo convivendo com pessoas que eu nem conheço é algo que não me parece atraente o bastante , geralmente quando jogo algo em multiplayer, jogo com amigos e geralmente conversando com eles no áudio, dito isso Dark Souls me prendeu exatamente no Multiplayer e vou explicar o porque.

O multiplayer de Dark Souls não é um multi comum, não depende de entrar em uma sala voltada a isso, com um mapa voltado a isso, o multiplayer de Dark Souls é algo completamente misturado a mecânica do jogo, enquanto você anda vai encontrar avisos no chão sobre monstros e problemas que esperam após a próxima esquina, esses avisos são deixados por outros players que passaram por aquela área, igualmente vai encontrar também “sinais de invocação” e poderá chamar players aleatórios ao seu mundo para lhe ajudar, na outra mão outros jogadores podem lhe invadir para lhe atrapalhar, tudo isso torna o multi do game muito dinâmico.

Um detalhe também interessante é que quando você entra no jogo de alguém ou alguém entra no seu jogo, não há uma conversa por áudio geralmente, a única comunicação se dá através de um sistema de gestos que o jogo oferece, isso acaba criando um código dentro da comunidade, a exemplo de sempre que um jogador entra em seu jogo, para lutar ou ajudar, você faz uma reverencia a ele, Dark Souls poderia facilmente ser o foco de um estudo de psicologia sobre o comportamento em grupo e o surgimento de regras não faladas entre pessoas e isso por si só já é fascinante.dragão

Por fim ainda existe um ultimo motivo para Dark Souls ser uma franquia com um publico tão fiel e para tal eu vou utilizar um termo que vi uma vez na internet, “Caçar o dragão”, e não, eu não estou me referindo aos dragões do jogo, Caçar o dragão é um termo usado para descrever o modo como um usuário de drogas volta a droga diversas vezes em busca de recriar sua primeira experiência, basicamente o mesmo acontece com esses jogos, boa ou ruim, sua primeira experiência com Dark Souls vai ditar como você vai interagir com esse mundo no futuro.

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