quarta-feira, 15 de junho de 2016

E3 2016- Balanço das conferências

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EA, Bethesda, Microsoft, Ubisoft, Sony e Nintendo? Quem ganhou a E3 desse ano? (Spoiler Alert: Definitivamente não foi a Ubisoft)

Bom dia boa tarde boa noite, aqui quem fala é o Henrique e bem vindos mais uma vez a um post do Clarim intergaláctico, é o que acho que vai ser o ultimo post da cobertura da E3 2016, vamos comentar o que deu muito certo o que não deu tão certo, o que esperar e o que ignorar na feira, então senta ai, relaxa, guarda o rage e o lado fanboy numa caixinha e bora lá!

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Essa E3 me deixou muito animado para alguns jogos e reduziu bastante meu hype pra outros, mas já vou a esse ponto, antes quero falar das conferencias em si e de algo que eu notei, principalmente nas conferencias do segundo dia, para isso vamos explicar um pouco sobre o que é a E3.

A E3 é a maior feira de games do mundo, mas não é uma feira de games como a Comicon é de quadrinhos ou cultura pop, pelo menos não era, quem ia e acompanhava a E3 era unicamente a imprensa e os tais “insiders”, o que acontece é que nos últimos anos a E3 tem sofrido uma mutação e passado a ser um evento muito mais aberto ao publico em geral, todos os anúncios e conferencias são transmitidos em tempo real para toda a comunidade gamer do mundo e nesse aspecto certas coisas tem que acontecer, nesse aspecto as empresas ainda estão aprendendo a lidar com o “show”.

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Lembra alguns anos atrás quando ambas as grandes vieram ao palco mostrando seus novos consoles? Como elas focaram em especificações e funcionalidades ao invés de games novos? Quando a Microsoft falou no poder da nuvem e no console 100% do tempo online? Todas essas inovações que soariam extremamente interessante aos investidores mas que para o publico foram bombas desanimadoras? Então, isso é um dos efeitos da popularização da E3, as empresas tem que mudar e se adaptar porque o publico esta olhando, nesse aspecto quero focar nas 3 conferências do dia 13.

Microsoft

 (Você pode conferir em detalhes essa conferência aqui)

A conferencia da casa do tio Bill foi ainda algo que ficou em cima do muro entre ser voltada a desenvolvedores e investidores ou ao publico, os anúncios de games estavam lá mas não eram tanto voltados a criar hype nos fãs da marca e do console, o constante informe de que o jogo também vinha para o win10 mostrava isso, todos sabemos o quanto fanboys são tóxicos para a comunidade de fãs de games, mas quando se pensa no marketing é a eles que as empresas tem que apelar, a Microsoft não apelou, como Gamer, eu não compraria um One por essa conferencia, mas se eu fosse um investidor eu investiria na empresa que vi ali, com planos enormes pro futuro, com o Project Scorpio e com games em múltiplas plataformas.

Ubisoft

 (Você pode conferir em detalhes essa conferência aqui)

Se a Microsoft ficou em cima do muro, a Ubi foi derrubada de um muro de 10 metros de altura, a empresa esta entre as minhas favoritas, mas não tem como negar que esse não foi o ano dela, a Ubi não estava lá para atrair investidores, a Ubi não estava lá para empolgar fãs, ela simplesmente estava mostrando o que tinha, mas sem suas principais franquias… não era muita coisa a mostrar, entendo que teve um publico bem animado com South Park, e que Wildlands parecia bonito, mas ainda sim, essas conferencias precisam de um nome de peso, algo que faça o chão tremer, isso não existiu na Ubisoft.

Sony

 (Você pode conferir em detalhes essa conferência aqui)

A Sony foi pro exato oposto da Microsoft, isso dito, eu não investiria na sony, mas se não tivesse um ps4 estaria indo comprar agora, muitos trailers, pouquíssimas especificações, quase nenhuma data anunciada, a Sony soube fazer um show (com direito a uma orquestra de verdade controlando a trilha sonora), God of War deu as caras, Hideo Kojima, Crash Bandicoot, não era possível que qualquer fã da marca Playstation não saísse da conferencia com lagrimas nos olhos, mas olhando em retrospecto, não temos a mínima noção de quando metade disso vai lançar.

Antes que alguém me diga que não estou falando da EA, Bethesda e Nintendo, já vou me justificar, a EA trouxe o que tinha planejado trazer, nada mais, nada menos, a Bethesda foi na mesma vibe, embora muita coisa não estivesse oficialmente anunciada, rumores já rolavam a tempos, a Nintendo esta em um patamar diferente, ela trouxe 2 jogos e esta tudo perfeito no mundo dela, eu compraria um nintendo mesmo sem uma conferência defendendo a Nintendo, ela não joga pelas regras.3

Quanto a quem ganhou a E3? Eu diria que é um belo de um empate, pelo hype gerado a Sony deu uma lavada bonita na microsoft, mas por confiabilidade, a microsoft leva, eu sei quando os jogos do One vão lançar, não estou tão ansioso para eles quanto para um eventual Crash Bandicoot Remake, não vou soltar urros com Gears of War como soltei com God of War, mas eu sei que posso ter o Gears até metade do ano que vem, o ideal ai é realmente um equilíbrio entre as propostas… Anunciem coisas boas, mas anunciem coisas certas com datas, nada é mais broxante que um belo “em desenvolvimento” ao invés de um “ano que vem”…

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Quanto as minhas surpresas e decepções devo dizer, o saldo é bem positivo, fiquei muito mais ansioso por Scalebound (exclusivo do One) que mergulhou mais ainda no rpg e nas batalhas e trouxe um excelente trailer de um modo cooperativo que era inimaginável até então pelo que vimos do game. Outro exclusivo da caixa que me fez ficar ansioso foi Forza Horizon, principalmente por sua variedade de veículos (um dos veículos foi inclusive o mesmo mostrado no primeiro episódio do novo Top Gear), se eu tivesse que definir algo que me faria ir atrás de um One seriam esses games, porem como eles também vem para Windows 10, provável que eu optaria por um pc com algumas specs razoáveis.

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The Elder Scrools Skyrim – Special edition é uma certeza de compra, Skyrim foi facilmente um dos melhores rpgs já lançados e só a possibilidade de jogar ele na nova geração, cheio de melhorias gráficas e com acesso a Mods no console já me anima e muito a comprar o game de novo, embora meu backlog atualmente já possua Fallout, Witcher 3 (expansões) e Dragon Age Inquisition, o que quer dizer que tecnicamente eu já tenho jogo pelo próximo ano inteiro.

No território da toda poderosa Sony devo admitir, God of War nunca foi meu game favorito da empresa, tenho todos sim , reconheço a importância sim, reconheço o tamanho da franquia, mas meu Hack'n'slash favorito sempre vai ser Devil May Cry da Capcom (Devil May Cry, não a blasfêmia chamada DMC), isso dito, o novo God of War realmente me animou a voltar a franquia, o jogo em si parece ter evoluído muito a câmera mais próxima ao personagem torna a experiência cinematográfica e o sistema de xp indica um lado mais RPG no game que deve dar mais opções de desenvolvimento e estilo ao jogar. Fora isso, Crash Bandicoot obviamente me animou muito.

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Agora vamos as decepções, é até cruel chamar esses dois games de decepções porque são dois que eu com certeza vou acabar jogando e muito provavelmente gostando, mas são dois games de quem eu esperava mais nessa E3, Gears of War 4 é o primeiro, quando vi Gears ano passado ele me pareceu um jogo extremamente corajoso, o game abandonava o lugar comum da franquia que eram os combates frenéticos e abraçava um jeito mais tenso e voltado ao terror, esse jeito inclusive já esteve em Gears of War 1 mas foi abandonado, meu melhor momento em toda a franquia por exemplo é lá no Gears 1 ter que ir atraindo uma criatura que eu não podia derrotar por um labirinto até o lado de fora, meus tiros não faziam nada além de irritar ela, mas eu precisava dela para derrubar as portas no caminho, a tensão e a necessidade de enfrentar o monstro para progredir me deixava com medo e animado ao mesmo tempo, foi um lampejo disso que vi ano passado, o que vi esse ano no entanto foi um jogo lindo, absurdamente lindo, mas que funciona como todos os outros Gears… corre…esconde…atira…usa arma de corpo a corpo, esconde, atira, corre, fecha buraco de onde os grubs vem. Isso me decepcionou.

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O segundo foi o novo Final Fantasy XV, não vou nem falar da versão VR que foi mostrada na conferência da sony, não acho justo chutar o VR… ainda… até segunda ordem ele é cheio de possibilidades (igualzinho o Kinect era…opa…sorry), mas sim da Demo que foi mostrada durante a conferencia da Microsoft, o jogo é absurdamente lindo, absurdamente mesmo, graficamente acho que Final Fantasy XV deve estar entre os 10 melhores jogos que já vi (e olha que joguei a Platinum demo e ele realmente é tão bonito no console), mas uma das principais propostas do game era que ele abandonasse as batalhas baseadas em turno (clássicas da série) e adotasse um tipo de batalha mais dinâmico em tempo real, a julgar pelo que foi mostrado na E3, não é tão dinâmica assim, o boss enfrentado durante a demonstração usava sempre os mesmos dois golpes, isso pode apenas ser uma péssima escolha de boss para a demonstração (o gigante de ferro que apareceu na demo tinha um moveset mais variado) mas é esperar pra ver.

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Do lado da nintendo, Zelda é lindo, mas se eu tivesse que optar por um game da Big N seria Pokémon, o sistema de batalha com 4 jogadores simultâneos parece bem divertido e a nova região é diferente de tudo feito antes na franquia, com certeza vale a aposta…

Lembrando que a E3 não se resume a essas conferencias, ela ainda esta rolando, outras empresas ainda estão anunciando coisas em seus stands, como o excelente Injustice 2 ou o ultra esperado Persona 5, então é isso pessoal, até mais!

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