quarta-feira, 13 de abril de 2016

Quadro a quadro # 1–Coisas que você precisa saber para ler Hqs de super-heróis

Marvel-vs-DC

   Por onde começar, o que pensar, aqui vão algumas dicas para vocês que querem conhecer algo sobre os heróis que estão dominando o cinema

   Opa pessoal, como de costume sejam bem vindos e no post de hoje quero falar sobre uma coisa que tenho conversado e explicado até bastante ultimamente no dia a dia, historias em quadrinhos, muita gente tem criado um interesse em ler quadrinhos , principalmente de heróis, devido claro ao grande numero de filmes desse tipo que tem inundado os cinemas nos últimos anos, e sempre surgem perguntas, duvidas, também, em alguns casos são 60 anos de historias e você não vai encontrar o volume 1 tão fácil assim, então aqui vou eu, tentando dar 5 dicas genéricas que servem tanto para Marvel, DC ou pra Charlton Comics seu hipster!

   Dica numero #1 – Não se preocupe com por onde começar, apenas comece!

#1

   É a pergunta padrão, por onde começar a ler tal personagem? Quais as “obras obrigatórias”? O que é indispensável para compreender a infinita complexidade de um super-herói que veste a cueca por cima das calças? Minha dica aqui é, comece por qualquer lugar, sinceramente? A primeira HQ que você ler vai te deixar confuso, não importa absolutamente por onde você começa, vão haver referencias a outros volumes, outras edições, participações de outros heróis, e isso vai te deixar curioso e te fazer procurar outra, outra e outra, então, escolha um herói que lhe agrada e vá descobrir algum arco dele, se você for baixar, se divirta pirata, se você for comprar, opte por comprar encadernados em livrarias, eles frequentemente entram em promoção, englobam um arco com começo meio e fim e ainda por cima possuem prefacio e informações relevantes que podem te guiar em seus próximos contatos ou ainda te fazer conhecer mais da historia do personagem e da relevância dos autores.

    Dica numero #2- Não se apegue a cronologia, pessoas morrem o tempo todo e revivem com mais frequência ainda.

#2   Essa parte eu bem que compreendo, pessoas que estão procurando entrar no mundo das historias em quadrinhos acabam por ser as mesmas pessoas que leem livros, assistem filmes e séries e como tal estão acostumadas a ideia de uma linha temporal concisa com começo, meio e eventualmente um fim, um universo utópico onde a morte é definitiva , um único autor cuida do personagem e os desfechos realmente finalizam algo , a questão aqui é que isso não acontece nos quadrinhos, entenda que esses heróis com décadas de historias já foram representados por dezenas de autores e ilustradores diferentes, já tiveram arcos incríveis e arcos ruins de historias, e muitas vezes estes se contradisseram, quando não você tem arcos incríveis como “a morte do super-homem”, e isso não quer dizer que o super-homem esta morto hoje em dia, heróis ressuscitam e ponto final, então se você quer curtir quadrinhos, se desapegue a visão de que tudo tem começo meio e fim, vai te fazer bem.

     Dica numero #3- Abrace o multiverso (crie sua própria versão da verdade)

#3   Vamos ser simples aqui, existem múltiplas terras que são reflexos de decisões e ações dos personagens ( e dos editores), isso é um conceito normal a quadrinhos, diversas realidades alternativas que podem ser completamente diferentes entre si, e o genial é que isso da liberdade quase total aos autores para criar o que bem entenderem, por exemplo, existe uma terra onde todos os membros da liga da justiça são maus e formam o sindicato do crime, existe um universo onde o homem aranha surgiu na época da máfia e passa as noites fazendo mingau de gangsters, um Batman vitoriano, um Superman negro e presidente (hey, eu vi isso hein), e sabe o que é mais legal em conhecer essas tantas versões de tantos personagens, é que você vai se apegar a uma delas de uma terra, outro de outra terra e com o passar do tempo, na sua cabeça, você vai criar seu próprio universo e mais que isso, as mega-sagas e crossovers vão se tornar muito mais interessantes!

    Dica #4 – Aproveite as outras mídias , mas aceite que elas nunca vão ser fiéis e que isso é ótimo

#4

   Quer dizer que o reverso não foi Harrison Wells nos quadrinhos? Que o arqueiro ficou com a canário e não com a Felicity? A Felicity não existia na equipe arqueiro? O Batman não mata? O Lex Luthor não é um moleque? O Stark não é tão zoeiro e o capitão tão certinho?Arkham Knight não existe? O galactus não é uma nuvem cósmica? Pois é pessoal, existem milhares de diferenças entre filmes, séries, jogos e quadrinhos, a infidelidade das adaptações é uma das poucas certezas para um fã de quadrinhos, e vocês  que são fãs de livros devem pensar que isso é horrível, porque de fato a infidelidade na adaptação de um livro como Percy Jackson ou Harry Potter pode corromper completamente a experiência, mas isso não rola nos quadrinhos. Porque? Porque nem os quadrinhos são fiéis a si mesmos, como eu disse nas duas dicas anteriores, existem incongruências entre um arco e outro, ressureições, multiversos, por isso filmes como Vingadores, Man of steel, Homem de ferro, Thor, todos tem liberdade para não adaptar arco nenhum e ainda serem ótimos, a fidelidade em uma adaptação de quadrinhos não esta na historia, mas na essência dos personagens, se o diretor  ou o roteirista entende o que faz o personagem ser quem ele é, ele tem condições de criar qualquer historia e ainda sim fazer algo digno.

Obs: Mas lanterna verde, homem-aranha 3 , demolidor e mulher gato foram uma bosta e todos concordamos com isso

Dica # 5- Não escolha um lado na guerra

#5    Estamos em uma época de guerra civil, Batman v Superman, apocalipse, o clima de guerra e destruição é palpável e todo marketing exige que você escolha um lado, isso também existe nos quadrinhos, mas lá a briga é entre editoras, a pergunta fundamental da vida passa a ser: Marvel ou DC? E eu vou te contar a resposta aqui, escolha as duas, não seja um fanboy e aproveite tudo que elas tem a oferecer, quanto mais a sua mente for aberta, mais arcos incríveis você vai ler, mais conhecimento desse mundo você vai acumular e menos um fanboy chato você vai se tornar, e acho que essa ultima dica vale pra tudo, ou seja, pode considerar essa dica pra vida, não seja um fanboy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário