sexta-feira, 29 de abril de 2016

Quadro a Quadro #2–Universo Marvel (Parte 1 de 3)

 Civil War top 

Hey você, você ai que acaba de voltar do cinema , quer ler uns quadrinhos do universo Marvel?

   Fala galera, ontem lançou um dos filmes mais esperados do ano, o embate de dois super heróis amados por milhões, a Guerra que vai trazer fãs contra fãs, a historia que não vai se solucionar com “Martha” , yep, sejam bem vindos a semana de lançamento de GUERRA “FUCKING” CIVIL (também conhecido como capitão américa 3, mas ninguém liga). E eu vou dizer aqui alguns quadrinhos do universo Marvel que talvez você queira ler antes ou depois de Guerra Civil. A regras aqui são, eu não vou citar a Guerra Civil, eu não vou citar os efeitos da Guerra Civil, porque eu acredito que você precisa conhecer outras coisas além do que o cinema vai te oferecer, eu apenas vou me aproveitar covardemente do seu interesse recém adquirido pela Marvel e citar uns quadrinhos que eu curto, valeu, falou e vamos lá!

Marvels (Kurt Busiek & Alex Ross)

angel   Quando me perguntam uma boa HQ do universo Marvel, de imediato Marvels é o que me vem a cabeça, não é a primeira historia em quadrinhos que li, definitivamente não, mas com certeza é a historia em quadrinhos mais incrível que li. Marvels conta a vida de um fotografo chamado Phil Sheldon que acompanhou e fotografou toda a historia do universo Marvel de 1939 a 1974, o que torna Marvels tão atraente é o fato de que em seus 4 capítulos ele conta uma série das principais historias que já aconteceram nesse universo. Falando de forma rápida esses são os capítulos:

  1. A era das maravilhas : Conta sobre o surgimento dos primeiros super heróis durante a guerra, Capitão américa, Namor, Tocha-humana (o original e não o Johnny Storm)
  2. Monstros entre nós: Se passa décadas após o fim da segunda guerra mundial, já conta com a presença de figuras mais conhecidas como , Homem Aranha, Thor, Homem de Ferro, Hulk, mas o principal foco do capitulo é o surgimento dos Mutantes e o medo que isso inspira na população, essa é uma das poucas Hqs que consegue lidar bem com o porque os mutantes são temidos e os demais heróis não.
  3. O dia do juízo final: Do ponto de vista da população ocorre aqui o primeiro contato da terra com o mundo cósmico, sendo aqui o dia em que Galactus o devorador de mundos chega a terra e resta ao Quarteto fantástico e ao Surfista prateado enfrentarem essa ameaça
  4. O dia em que ela morreu: No final da historia Phil conhece uma jovem chamada Gwen Stacy , e acaba assumindo um papel meio paterno na vida da garota, nessa época Phil entende que as “maravilhas” (modo a que ele se refere aos super-poderosos) existem para proteger e ajudar os mortais sem poderes, mas também acaba entendendo que infelizmente nem eles podem estar em toda parte ao mesmo tempo.

  Como se já não bastasse esse conteúdo todo, a arte de Alex Ross é simplesmente uma obra prima que embala toda a historia, cada quadro parece uma tela Renascentista na mão desse que é provavelmente o maior tesouro da ilustração atual.

Homem-Aranha Azul (Jeph Loeb – Tim Sale)

smb-0001    Como fã do cabeça de teia eu tive que prometer pra mim mesmo que só ia sugerir um quadrinho dele aqui, escolher foi a parte mais difícil mas acho que encontrei o certo. Uma das constantes da vida de Peter é que ser o Homem-Aranha simplesmente não ajuda em nada o Peter Parker, não é como quando o Steve Rogers tem todo reconhecimento de ser o Capitão América ou como Tony Stark tem a vida regada a mulheres, bebida e brinquedinhos de alta tecnologia, não, ser Peter Parker é uma droga, e ao mesmo tempo é incrível.

   Nesse quadrinho, escrito por Jeph Loeb, temos Peter narrando para o leitor (através de um gravador de fitas) um dos seus momentos mais felizes , seu namoro com Gwen Stacy e igualmente um dos arcos mais tristes do cabeça de teia, a morte de Gwen Stacy (e ai você entende que meus movimentos são friamente calculados e que essa HQ se conecta diretamente a Marvels), embora essa seja uma das melhores historias do cabeça de teia e conte com vilões icônicos como o abutre e o duende verde, acima de tudo essa é uma historia de amor entre Peter Parker e Gwen Stacy e o inicio de uma amizade que futuramente criaria o casal  Peter e Mary Jane.

    Muita gente vai te sugerir ler a hq original “A morte de Gwen Stacy” por ser a primeira vez que esse acontecimento impactou a vida do cabeça de teia, mas eu definitivamente defendo que você conheça esse arco pelas Hqs  Homem-Aranha Azul e Marvels. Talvez você me pergunte porque isso? E eu respondo sem problemas, a morte de Gwen Stacy foi um evento emblemático no universo Marvel, mas lá na época em que aconteceu, foi uma decisão editorial e só isso, os responsáveis pelas historias não gostavam da loira e se livraram dela, o significado desse evento veio a ir se formando só com o passar dos anos, com a visão dos fãs e com a contribuição de outros quadrinistas.

     Semana que vem eu devo voltar com um post focado nos Vingadores com algumas sugestões do que você deve ler, eu vou assistir Guerra Civil por esses dias , então esperem algumas opiniões sobre o filme em breve, vejo vocês logo, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário